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Manual Técnico Advwin+– Atualização

1. Objetivo

Este manual tem como objetivo orientar tecnicamente no processo de atualização da aplicação ADVWin+ e seus componentes (webservices) para o pleno funcionamento.

2. Como Usar Este Manual

É esperado que o técnico que executará esta manobra de atualização siga este passo a passo sem que nenhuma etapa seja sumariamente desprezada, a exceção de quando ela literalmente não se aplique ao cliente, como por exemplo, estar associado a um produto ao qual ele não possua licenciamento.

3. Em Situações Adversas

Quaisquer situações adversas como impossibilidade de executar qualquer uma das etapas em detrimento de permissões ou ausência de componentes, o suporte técnico deve ser acionado, seja interno do Escritório ou da própria TWT para que as orientações possam ser direcionadas.

O Suporte da TWT não executará a tarefa no cliente, mas poderá orientar com possíveis dúvidas que estejam impedindo o procedimento de atualização.

4. Passo a Passo

Etapa 1: Verificar pré-requisitos

  1. Verifique se você tem todos os usuários necessários para execução plena das atividades: Login no servidor, Login na área do Cliente TWT, Login no Banco de Dados e Login nas aplicações.
  2. Certifique-se de que seu acesso ao(s) servidor(es) esteja aprovisionado.
  3. Confira no último release notes quais são as versões dos aplicativos que você vai utilizar.
  4. Efetue o download dos arquivos de atualização. Todos os arquivos estarão disponíveis na Área Restrita do website da TWT (www.twtinfo.com.br).

Caso não possua o login e senha para acesso entre em contato com suporte pelo e-mail suporteadvwin@twtinfo.com.br

5. Certifique-se de que o acesso à internet esteja funcionando corretamente.
6. Certifique-se que o servidor liberado para a execução dos serviços atenda as especificações mínimas do sistema. As especificações mínimas, poderão ser encontradas no documento: Requisitos para Instalação de Produtos.

Etapa 2: Backup do Banco de Dados

  1. Verifique se todos os usuários do ADVWin/ADVWin+ estão desconectados do servidor.
  2. Caso haja licenciamento de ADVRadar, acesse o painel de serviços do servidor e interrompa o serviço do ADVRadar.
  3. Verifique se o disco de destino tem espaço suficiente para salvar seu backup do banco de dados.
  4. Efetue o procedimento de backup para o disco destino. Opcional colocar a base de dados em modo single user.
  5.  Para realizar o procedimento de backup, acesse o programa: SQL Server Management Studio.
  6. Insira as credenciais para acesso.
  7. Selecione a base que será realizado o backup, em seguida, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção “tasks (tarefas)” e em seguida, Back Up.
  8. Selecione a opção Add…, preencha com o local onde será realizado o backup e o nome utilizado pela empresa como padrão.
  9. Verifique na console do banco se não há alerta ou erro reportado na geração do arquivo de backup. Análise todos os reportes mesmo sendo alertas de baixa severidade.

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter efetuado um backup devidamente atualizado.

Etapa 3: Aplicar atualização cliente Advwin e camada de Banco de Dados

  1. Localize a pasta onde estão os arquivos do sistema cliente Advwin (ex: “C:\Advwin\Arquivos”). 
  2. Faça um backup da pasta dos arquivos do sistema para um outro local (preferencialmente em outro disco).
  3. Certifique-se que o serviço do SQLServer esteja operacional para múltiplas sessões (caso esteja em single user, altere o status para o status padrão).
  4. Substitua os arquivos da nova versão na pasta do cliente Advwin.
  5. Execute o arquivo “Atuabanco”, preencha nome da base de dados, preencha o nome do servidor e clique em “OK”.

6. Informe o usuário e senha. Clique no botão “OK”. 


7. Após o sistema conferir todos os procedimentos, o botão “Executar” será habilitado, e então, deve ser acionado.
Só siga para o próximo passo caso tenha 100% de sucesso. Caso contrário, printe a tela do erro, cancele a operação e entre em contato com o Suporte da TWTInfo.

8. Execute o arquivo “Atuaproc”, preencha os dados do nome da base de dados, servidor e clique em OK”. 

9. Informe o usuário e senha e clique no botão “OK”.

10. Após o sistema conferir todos os procedimentos será questionado com a opção “Executar”. Só siga para o próximo passo caso tenha 100% de sucesso nas anteriores.
 11. Após o sistema executar toda a ação, clique no botão “Grants” e insira as informações solicitadas.

Em caso de erros o processo deverá ser abortado e o backup dos arquivos executáveis deve ser restaurado para voltar novamente a solução ADVWin / ADVWIN+ ao ponto antes desta manobra. Possíveis causas da reprovação do procedimento devem ser coletadas e enviadas para análise pela TI interna ou na TWT.

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter um backup devidamente atualizado.

Etapa 4: Configurando o cliente Advwin Webservices

Verifique se dentro do servidor IIS possui os sites WebservicesXX configurados se estiver apenas atualize os arquivos do Webservice em suas respectivas pastas, lembrando de renomear o arquivo WSADVWIN.DLL de acordo com a numeração de sua pasta.

Caso não esteja configurado execute os procedimentos abaixo de configuração: 

1. Extraia os arquivos baixados da versão do Webservice que deseja instalar.

2. Localize a seguinte pasta C:\inetpub\wwwroot, e crie uma pasta WebservicePlus para cada Webservice, crie a estrutura de pastas baseada na quantidade de usuários que utilizarão o sistema seguindo o seguinte padrão (WebservicePlusXX, exemplo: WebservicePlus00):

a. 1 a 25 usuários: 3 pastas Webservice;
b. 25 a 50 usuários: 6 pastas Webservice;
c. 50 a 100 usuários: 8 pastas Webservice;
d. Acima de 100 usuários: 10 pastas webservice;

OBS:. Caso esteja copiando o conteúdo de uma pasta preexistente, lembre-se de apagar o arquivo web.config da pasta.

3. Altere a DLL WSADVWIN.DLL, a mesma deverá ser alterada para ter a sequência numeral do número da pasta do mesmo, por exemplo, se a pasta é a WEBSERVICE01, a DLL deverá ter o nome de WSADVWINDLL01.DLL e assim por diante;

4. Crie sites separados no IIS para CADA webservice (imagem abaixo), a configuração do mesmo deverá seguir os passos que se seguem.

5. Abra o Gerenciador dos Serviços de Internet “IIS” e crie um Site no caminho: Menu iniciar > Administrative Tools > Internet Information Services (IIS) Manager.

6. Coloque o nome WebServicesPlus, em caminho físico aponte para a pasta do Webservice. Em “Conectar como” defina um usuário com permissão de administrador do servidor, e se possível defina uma porta diferente de 80, como por exemplo: 8085. Para cada novo Webservice, este número deverá ser sequencial, por exemplo 8085, 8086, 8087, etc.

7. Para facilitar o gerenciamento, a porta definida para execução do site, deverá seguir a numeração do mesmo, por exemplo o site WEBSERVICEPLUS04, deverá ser executada em uma porta com o final 04, por exemplo 7004. O site WEBSERVICEPLUS03, deverá ser executado na porta 7003 e assim por diante

8. Aplique permissões de acesso total ao usuário que utilizou no passo acima a está nova pasta. 

9. Extraia todos os arquivos baixados da versão do webservice que irá instalar nesta nova pasta, execute o ConfigServerDSM.exe, e configure o acesso ao banco de dados. 

IMPORTANTE, caso o cliente possua mais de um ambiente do PLUS, certifique-se que cada pasta do Webservice, esteja com esta configuração apontando para o banco correto.

Caso não possua os dados de conexão com o banco de dados, solicite a equipe TWT para configuração. 

 10. No site “WebServicePlus”, clique duas vezes em “Mapeamento de Manipuladores

Se existir a opção “WebDAV”, remova clicando com o botão direito e opção “Remover”.

11. Clique duas vezes sobre a opção “ISAPI-dll” no campo “Executável”, insira o caminho do arquivo “WSADVWin.dll” na pasta onde foram extraídos os arquivos do sistema. 

Observe que cada Webservice deverá acionar sua respectiva DLL na configuração do ISAPI, por exemplo, o WEBSERVICE05, deverá ter seu ISAPI apontando para a DLL WSADVWIN05.DLL.

12. Ao clicar no botão “Restrições da Solicitação”, deixe conforme imagem abaixo:

Clique em “Ok”, “Ok” novamente e “Sim”.

13. Selecione o Pool “ISAPI-dll”, clique na coluna de opções do lado direito em “Editar permissões de Recurso”, e marque a opção “Executar”.

14. Clique sobre o site, na área central, “WebServicePlus” e clique em “Filtragens de Solicitações

15. Clique sobre a aba “Verbos HTTP” e, na coluna de opções do lado direito, clique em “Adicionar / Permitir verbos”. Adicione cada verbo separadamente nesta configuração “GET, POST, PUT e DELETE

16. Clique sobre o site, na coluna de opções do lado esquerdo, “WebServicePlus” e clique em “Pesquisa no Diretório”, verifique na coluna de opções do lado direito se ele está desabilitado, caso não esteja clique em “Desativar / Desabilitar”.

17. Clique no site do webservice criado e teste. Clique na coluna de opções do lado direito no “procurar + PORTA”.

Ao abrir será apresentado uma mensagem de erro.

18. Adicione o “WSADVWIn.dll” na URL, clique recarregar ou pressione a tecla “F5”.

Ex: http://localhost:8085/WSADVWIN.dll/

Exibindo esta página significa que o serviço foi configurado e está em funcionamento.

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter de passe um backup devidamente atualizado.

19. Verificada a configuração do Webservice com o passo acima, é hora de verificar seu funcionamento, para isso entre no site do Webservice e execute o comando testdb.

Ex: http://localhost:8085/WSADVWIN.dll/testdb

O teste deverá retornar o seguinte valor, caso contrário, existe uma falha de comunicação com o servidor Banco de Dados que deverá ser analisada.

{“data”:{“type”:”IIS”,”typeID”:0,”versionDataBase”:”1.02.D690″,”datetimeDatabase”:”2022-03-24 21:58:29″,”datetimeServer”:”2022-03-24 21:58:29″},”status”:200}

20. Localize a pasta onde estão os arquivos do sistema Advwin+ (ex: “C:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”) e abra com o programa “Bloco de Notas” o arquivo “.env”. 

21. Ao final do arquivo em “API_ADVWIN_URL” substitua o endereço pelos endereços dos Webservices que foram configurados, separados por vírgula e a linha toda entre aspas duplas, complementando o endereço com o seguinte texto: “/datasnap/rest/tapi”. 

Ex: API_ADVWIN_URL=”http://localhost:7000/WSADVWin00.dll/datasnap/rest/tapi, http://localhost:7001/WSADVWin01.dll/datasnap/rest/tapi”

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter passado por um backup devidamente atualizado.

22. Após configuração do Webservice, é necessário agora alterar as configurações de seus respectivos aplicativos no APPLICATION POOL do IIS. A aplicação deve ser configurada para que NÃO realize reciclagem, bastando para isto zerar os valores indicados abaixo:

Deverá ser também configurada para ficar no estado de ALWAYS RUNNING, conforme print abaixo:

Etapa 5: Atualização do ADVWIN WebServices no IIS

  1. Abra o Gerenciador dos Serviços de Internet “IIS” e pare o serviço.

2. Faça um backup da pasta onde estão os arquivos do ADVWin WebServices para um outro local (preferencialmente em outro disco). Ex: C:\inetpub\wwwroot\WebservicePlus

3. Extraia os arquivos da nova versão e substitua os mesmos no diretório do sistema. 

4. Abra o Gerenciador dos Serviços de Internet “IIS” e inicie o serviço.

Em caso de erros faça a recuperação da pasta copiado no passo 2 para restaurar o ambiente. Certifique-se de parar ou reiniciar o serviço do IIS no início e no final respectivamente.

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter de passe um backup devidamente atualizado.

Etapa 6: Atualização Pacote Advwin+ (páginas e compilados)

  1. Acesse o painel administrativo e interrompa o serviço do IIS (se já não estiver).

2. Localize a pasta onde estão os arquivos do sistema Advwin+ (ex: “C:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”). 

3. Faça um backup da pasta onde estão os arquivos da pasta do site IIS para um outro local (preferencialmente em outro disco).

4. [Caso a versão esteja com uma numeração inferior a 5 versões para trás da versão atual] Localize a pasta onde estão configurados os arquivos do sistema Advwin+ e delete as seguintes pastas “vendor” e “node_modules”. Obs: a pasta por padrão está localizada no seguinte diretório: “C:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”

5. [Caso a versão esteja com uma numeração inferior a 5 versões para trás da versão atual]Após remover as pastas efetue o download do seguinte arquivo: https://advwin.twtinfo.com.br/versao/config/atualiza.rar

6. [Caso a versão esteja com uma numeração inferior a 5 versões para trás da versão atual]Extraia esses arquivos no diretório do sistema Advwin+ substituindo os arquivos já existentes. Obs: a pasta por padrão está localizada no seguinte diretório: “C:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”

7. Abra o arquivo “.env” com o programa Bloco de Notas e clique em “Salvar como…” selecione o tipo “Todos os arquivos (*.*)” e codificação “UTF-8 com BOM”. E selecione a opção de substituir o arquivo.

8. Após salvar o arquivo abra o programa “Power Shell” como administrador

9. Execute o seguinte comando: 

cd “pasta_do_sistema” (Ex: “cd C:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”)

O caminho da pasta coloque conforme o local da pasta existente no servidor. 

10. Pressione “Enter”. 

11. Digite o seguinte comando:  .\atualiza.bat 

12. Pressione “Enter”. 

13. Informe o número da versão que deseja atualizar ou deixe em branco para atualizar para a última versão disponível e pressione “Enter”.

14. Confirme a atualização digitando um “S” e após pressione “Enter”. 

O sistema efetuará o download de todos os arquivos e efetuará a atualização. 

15. Após finalizar o processo de atualização, o sistema perguntará se deseja instalar o Node.js digite a letra “S”, caso tenha sido realizada a exclusão da pasta NODE no passo 4, casso contrário digite “N” e pressione “Enter”. 

Finalizado o processo, feche o programa Power Shell. 

Finalizado estes procedimentos o sistema foi atualizado verifique se no endereço do sistema aparece a versão atualizada. 

Em caso de erros faça a recuperação da pasta copiado no passo 2 para restaurar o ambiente. Certifique-se de parar ou reiniciar o serviço do IIS no início e no final respectivamente.

Só avance para a próxima etapa com total sucesso deste tópico. Jamais inicie o procedimento de atualização sem ter um backup devidamente atualizado.

Etapa 7: Atualizar clientes Advwin

Distribuir os novos executáveis para as máquinas locais dos usuários do ADVWin substituindo os arquivos antigos pelos novos. A atualização é fundamental para o pleno funcionamento do produto.

Etapa 8: Iniciar Serviços

  1. Após a execução dos passos anteriores é preciso iniciar os serviços.

2. Primeiro tenha certeza de que o serviço do banco de dados está ativado.

3. Caso seja cliente do ADVRadar, vá ao painel de controle em Serviços e Inicie o servido do ADVRdar.

4. Acesse a console do IIS e inicie o site do ADVWin+ caso não tenha sido iniciado.

5. Faça um teste de conexão tanto no ADVWin quando no ADVWin+

Etapa 9: Checklist

Utilize o checklist abaixo para confirmar a realização de todas as etapas:

FAQ

  1. Ao verificar o acesso do webservice apresenta erro 403.14.

Verifique se no endereço está completo com o final “/WSADVWIN.dll/

2. Ao abrir o site do sistema está apresentando erro 500.

Abra o programa “Power Shell” como administrador. 

cd “pasta_do_sistema”
(Ex: “cd:\inetpub\wwwroot\AdvwinPlus”)
O caminho da pasta coloque conforme o local da pasta existente no servidor. 
Pressione “Enter”. 
Digite os seguintes comandos de cada linha e pressione “Enter”:

php artisan cache:clear 
php artisan route:clear
php artisan view:clear
php artisan config:cache


3. Ao entrar no sistema alguns campos não estão aparecendo ou aparecendo de forma desconfigurada.

Execute a limpeza do cache completa no navegador.

4. Não está sendo possível inserir ou fazer o download de documentos no GED do sistema.
Verifique se o serviço “Ged Webservice” está executando normalmente no servidor.
Verifique se a pasta “C:\Windows\Temp” está com permissão de acesso para todos os usuários.


5. Após efetuar o login no sistema não está ficando em uma tela em branco.

Verifique se o arquivo “.env” está com a codificação “UTF-8 com BOM”.

6. Erro de conversão de data ao gravar informações no sistema.

Verifique se o usuário configurado dentro do sistema IIS está com padrão de datas formato brasileiro. “DD-MM-AAAA”.

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