Pular para o conteúdo

Manual Jurídico – Gerador de Relatórios

1. Objetivo do Manual

Este manual tem como objetivo disseminar o conhecimento do uso do módulo “Gerador de Relatórios”, demonstrando a forma de criação de um relatório padrão no ADVWIN+.

2. Gerador de Relatórios

O Gerador de Relatórios é uma ferramenta que permite ao Cliente ter grande liberdade para elaborar relatórios no formato Word. A equipe do Cliente poderá elaborar e gerar relatórios diversos conforme a necessidade de cada cliente.

Os modelos e pesquisas podem ser salvos no sistema para a geração de novos relatórios de forma rápida e fácil.

2.1. Criando Novo Modelo

Passo 1: Criação do Documento Base em Word. Criar o documento com informações básicas que servirão de base para diferentes tipos de relatórios. Poderá ser utilizada a folha de rosto padrão como base, ou se criado um modelo, poderá incluir cabeçalho, rodapé, texto padrão, logo, etc.

Salve o documento.

Passo 2: Abra o Advwin+ e posicione o mouse no Menu Relatórios.

a. Clique em ‘Gerador de Relatórios’.

b. Ao abrir o módulo clique na opção “Modelos”.

OBS: mantenha o documento Word do passo 1 aberto para incluir os campos.

c. Em “Campos para edição/criação de modelos” escolha o módulo principal do seu relatório: pastas, movimentações, agenda, ficha tempo, debite ou distribuição.

No exemplo abaixo selecionamos o módulo de Pasta para o nosso relatório. Após selecionar o módulo clique em “Lista de campos”.

d. Abrirá uma nova janela com a lista de campos para selecionar. Podemos incluir além das informações da pasta as informações de agenda, debite, movimentações, ficha tempo, distribuição e objetos vinculados a pasta.

e. Para incluir as informações no relatório basta clicar sobre o campo que deseja incluir, ir ao documento e colar utilizando o botão “CTRL+V” ou com botão do mouse direito na opção “Colar”.

f. Nesse relatório é possível listar movimentações, prazos, ficha tempo, debites, distribuição e objetos. Selecionando submódulos, marque todos os campos que deseja incluir, e cole a informação no documento. Essas informações poderão ser ordenadas no próprio Word, sendo que os dados deverão ser SEMPRE separados por vírgula.

g. Feito todo o preenchimento do documento com as variáveis do sistema, salve o documento modelo em “Word” e agora devemos inserir no sistema esse documento modelo para ser utilizado no modulo de gerador.

2.2. Inserindo o Modelo de Relatório

1. Clique na opção GED (Relatórios).

2. Será aberta uma nova tela para a inserção do modelo de relatório. Há duas maneiras de inserir o documento:

A. Clique sobre a área pontilhada e selecione o documento

B. Abra a pasta do documento em seu computador, cloud ou e-mail e arraste para a área pontilhada.

3. O documento será carregado.

4. Ao carregar o documento, será aberta uma nova tela.

A. Selecionar o módulo principal do relatório

B. Clique em Salvar no GED

5. Ao salvar, o documento deverá ser carregado no formato e cor abaixo. Outro formato e cor, o documento foi anexado de forma incorreta.

2.3. Gerando o Modelo de Relatório

2.3.1. Selecionando o Filtro

Para a geração dos relatórios o primeiro passo a ser feito é a montagem dos filtros para a restrição das informações que deseja que apareça no relatório.

Ao clicar no botão “Selecionar Filtro” será aberta uma nova tela que permite realizar a pesquisa por diversos filtros.

A pesquisa poderá ser realizada da seguinte forma:
a) Selecione qual módulo será utilizado para pesquisa.

Observação: Ao selecionar qualquer um dos módulos com exceção ao módulo de “Pasta” será exibido a opção “Não exista” que fará uma pesquisa por registros que não contenha a informação preenchida no parâmetro de pesquisa.

b) Após selecionar o módulo, escolha qual campo será parâmetro de pesquisa. Serão apresentados campos específicos de cada módulo.

c) Após selecionar o campo, informe o operador de pesquisa. Os operadores podem variar conforme o campo selecionado

Observação: Algumas pesquisas poderão ser realizadas com operadores de pesquisa “Não”. Ao selecionar essa opção será realizada pesquisa negativa ao operador informado. Exemplo: não contenham, não é igual etc.

d) Preencha o campo valor com o parâmetro de pesquisa que deseja. Essa área de preenchimento pode mudar de acordo com o tipo do campo, podendo ser texto, data, valor ou tabela de pré-cadastro.

e) Após preencher todos os critérios, clique no ícone “+” para adicionar o parâmetro de pesquisa.

f) Os parâmetros selecionados irão aparecer ao lado direito. Com a descrição do parâmetro da pesquisa a ser realizada. Ainda nessa tela é possível selecionar a opção de “Pastas Relacionadas”.

g) Após montar o filtro há duas opções do lado direito e abaixo da tela:

1 – Preview: ao selecionar aparecerá uma pequena tela com cinco registros como prévia da sua pesquisa. É possível identificar a quantidade de registros e se o retorno da pesquisa será satisfatório. A partir dessa tela é possível executar a pesquisa.

Indicamos aos clientes realizarem sempre a prévia da pesquisa, para verificar se ela está correta.

2 – Pesquisar: a pesquisa será realizada e as informações aparecerão no GRID.

2.3.2. Combinando Pesquisas

Se for necessário acrescentar mais de um parâmetro de pesquisa, as informações poderão ser combinadas em “E” e “OU”. Usando “E” o parâmetro adicionado será incrementais assim exibindo os registros que contenham ambos os parâmetros inseridos, utilizando o “OU” o sistema irá exibir os registros que contenham um ou outro parâmetro de pesquisa. Recomenda-se que todos os parâmetros “OU” sejam informados dentro de um bloco, conforme exemplo abaixo.

Novo Bloco: Importante para restringir pesquisas.

2.3.3. Salvando uma Pesquisa

Após efetuar a montagem de um filtro de pesquisa, se for um filtro recorrente, é possível no ADVWIN+ deixar os filtros salvos para uma pesquisa Rápida.

Para salvar o filtro, após ter efetuado o passo de montagem, clique sobre o botão Salvar.

1 – Informe um nome para esse filtro (Campo Obrigatório).

2 – Descrição do filtro (qual a finalidade).

3 – Indique se a pesquisa será pública ou não. Se marcado o flag todo e qualquer usuário do sistema terá acesso a essa pesquisa podendo modificá-la. Se não marcar esse filtro estará disponível somente para quem o salvou.

4 – Clique em Salvar para utilizar o filtro em uma pesquisa rápida.

A Pesquisa rápida salva pelo filtro, poderá ser realizada na tela inicial conforme imagem abaixo. Ao selecionar o nome da pesquisa o ADVWIN+ trará o resultado sem necessidade de selecionar qualquer outro botão.

2.3.4. Definindo Modelo e Quantidade de Informações

Passo 1: Definir o módulo principal do relatório. O módulo principal consiste em definir qual o local principal das informações que o relatório irá buscar, por exemplo um relatório que contém informações das pastas o seu módulo principal será “pasta” (deverá ser o mesmo módulo da montagem do modelo).

Passo 2: Selecione o modelo de relatório que será utilizado.

Passo 3: Limitar a quantidade de informações que serão exibidas. A limitação poderá ser realizada por módulo ou submódulo alterando para um número maior que zero. Se igual “zero” significa que não há limitação.

Outra opção a ser utilizada também é “Inserir quebra de página após cada resultado” marcando essa opção ao final de cada informação de pasta será inserido uma quebra de página.

Passo 4: Após finalizado as configurações clique em “Gerar Relatório”.

O sistema irá apresentar a mensagem de geração do relatório e já irá efetuar o download do documento gerado no computador.

3. Relatórios Rápidos

Nesse módulo também é possível gerar “Relatórios Rápidos” com o filtro, modelo e informações montadas para geração rápida de relatórios padrões.

3.1. Criação de Relatório Rápido

Passo 1: Acesse na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela.

Passo 2: Clique na opção “Novo Relatório Rápido”.

Passo 3: Nesta nova tela, dê um nome de fácil identificação para esse relatório rápido selecione os parâmetros do modulo principal, limitações, modelo e filtro.

Passo 4: Clique em “Criar”.

3.2. Gerando Relatório Rápido

Acesse o modulo de gerador de relatório e clique na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela.

1. A lista de relatórios rápidos salvos será exibida. Selecione com dois cliques sobre o modelo desejado.

2. Abrirá a tela com os parâmetros preenchidos e salvos anteriormente (item 3.1.)

3. Clique em “Gerar Relatório”.

Aviso Legal
Este documento contém informações confidenciais ou privilegiadas de uso exclusivo da TWTINFO. Caso não seja o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esse documento, não poderá usar, copiar e divulgar as informações nele contidas.