Pular para o conteúdo

Manual Jurídico – Estatísticas e Saneamento Gerador de Relatórios

1. Estatísticas e Saneamento de Processos

O módulo de Estatísticas e Saneamento de Processos foi idealizado para cumprir três funções:

  1. extrair informações rápidas, como o número de processos por cliente, por setor de custo, por comarca, por UF, por Workflow e etc.,
  2. montar relatórios simples, que podem ser exportados para excel; e,
  3. analisar se a inserção de dados está sendo realizada de forma correta pela equipe, permitindo o saneamento das informações.

Neste manual, iremos focar na 2ª função.

1.1. Criando um relatório

O módulo de estatística e saneamento pode ser acessado através do ícone indicado abaixo ou pelo menu Consulta, 5 Estatística e Saneamento.

A primeira parte da tela (marcado em azul) tela informa os filtros que podem ser utilizados. Um filtro é uma condição pré-existente para a pasta/processo constar no relatório (o que se quer).

Os filtros podem ser simples (se utilizadas as abas superiores) ou complexos (se utilizadas as abas inferiores, que permitem maior conjugação de dados).

A segunda parte da tela (marcado de amarelo) permite, considerando os campos existentes no Módulo de Pastas, o agrupamento das informações (se utilizada a opção “Quantidade/Valores” ou a apresentação dos dados em colunas (se utilizada a opção “Processos (Muitos dados), marcado acima de vermelho. Agrupamento/Coluna é a forma de apresentação do relatório (como se quer).

Por fim, na terceira parte da tela é apresentado o relatório montado, conforme filtros e agrupamentos/colunas escolhidos.

A partir da versão 4.20, o sistema permite a apresentação, no relatório, de dados relativos à movimentação, objeto ou prazos, conjugando com informações do Módulo de Pastas (agrupamento/colunas em amarelo).

Não é possível conjugar dados de movimentação com objeto, por exemplo, ou de prazos com movimentação, mas apenas com os dados do módulo de Pastas.

Além disso, não é possível escolher as colunas relativas aos campos destes módulos. O sistema, por padrão irá apresentar todos os dados.

1.2. Relatório de Movimentação

Para obter um relatório de movimentações, após incluir o filtro e os agrupamentos, bem como marcar a opção “Processos (Muitos dados), ir na aba inferior do filtro e escolher a opção “Mostra como linha”, em destaque abaixo.

É possível estabelecer um filtro no próprio relatório de movimentações, por exemplo, trazer apenas o Tipo de Movimentação igual à sentença E Decisão igual a procedente, mas este filtro deve ser criado na parte superior da tela (marcado de azul), marcando-se a opção “Aplicar filtro acima nas movimentações listadas ao invés das pastas” (marcado de verde).

1.4. Relatório de Objeto

Para obter um relatório de Objetos, após incluir o filtro e os agrupamentos, bem como marcar a opção “Processos (Muitos dados), ir na aba Inferior do filtro e escolher a opção “Mostra como linha”, em destaque abaixo.

No caso de Objetos, é possível utilizar filtros diretamente no relatório deste módulo, tal como em Movimentação.

1.4. Relatórios de Prazos

Para obter um relatório de Prazos/OS, após incluir o filtro e os agrupamentos, bem como marcar a opção “Processos (Muitos dados), ir na aba inferior do filtro e escolher a opção “Mostra como linha”, em destaque abaixo.

No caso de Prazos/OS, é possível utilizar filtros diretamente no relatório deste módulo, tal como em Movimentação.

1.5. Exportando o relatório para o Excel

Após realizar a escolha dos filtros o relatório estará pronto para ser exportado para o Excel, basta clicar em Exportar para: (ícone do Excel), conforme abaixo. O relatório ficará no mesmo formato e sequência dispostos no campo Dados Gerais.

Abaixo o layout do relatório em Excel.

1.6. Salvando Filtros

Esta ferramenta auxilia o usuário a ter sempre a mão os relatórios mais utilizados. Assim, para os relatórios que utilizam mais de 5 (cinco) variáveis sugere-se que sejam salvos os filtros utilizados, conforme abaixo.

Clicar em Salvar filtro, após nomear o arquivo.

Para visualizar o filtro futuramente, clicar em Selecionar filtro, escolher na lista o filtro e OK.

2. Gerador de Relatórios

O Gerador de Relatório é uma ferramenta que permite ao escritório ter grande liberdade para elaborar relatórios sem a necessidade de intervenção da TWT. A equipe conseguirá elaborar relatórios diversos conforme a necessidade de cada cliente.

Após a criação do relatório o sistema gravará a forma, sendo, apenas necessária a atualização para as próximas extrações.

Primeiro passo: acessar o Advwin, no Menu entrar em Relatórios e, após, I Gerador de Relatórios.

Na tela a seguir será possível realizar os primeiros filtros, ou seja, já informar ao programa qual o cliente, qual o status das pastas, movimentação existente nas pastas, conta cliente, etc.

O mesmo filtro criado na ferramenta “Estatística e Saneamento” fica disponível para o ‘Gerador de Relatórios” e vice-versa.

Após o filtro clicar em imprimir.

O relatório será construído na tela abaixo. Basta escolher os campos à direta e arrastá-los para a parte de “Detalhe” à esquerda.

OBS: Salvar o modelo de relatório após finalizar a sua conclusão para utilização futura.

2.1. Relatório para Excel

Para iniciar um relatório que será exportado para o Excel, sugere-se que já tenha o esboço com quais colunas ele será feito e qual a ordem.

Por padrão o sistema já traz o Cabeçalho, o Detalhe e o Rodapé. O Cabeçalho será repetido em todas as folhas do relatório, o Detalhe é o conteúdo, os dados referentes a cada coluna e o Rodapé pode ser utilizado para colocar o endereço do escritório, número de páginas, etc.

Caso seja necessário que os títulos de cada coluna não se repitam em todas as páginas, deve-se inserir o Título, conforme figura abaixo. Esta função facilita quando for necessário extrair outras informações da massa de dados, como uma planilha dinâmica.

Os campos que farão parte do relatório encontram-se na tabela à direita da tela, conforme imagem abaixo. Ao identificar o campo deve-se arrastá-lo para a área de Título e Detalhe (conteúdo).

2.2. Relatório para PDF

Para um relatório completo, que necessite a conjugação de campos de diversos módulos (Pasta, Objeto, Movimentação, etc.), a forma mais indicada é a extração de relatório em formato PDF e a utilização da ferramenta de Sub-relatório.

O meio de elaboração é o mesmo do relatório em Excel. As diferenças estão pautadas basicamente na disposição dos campos no Gerador de Relatórios.

Abaixo um exemplo de disposição de campos utilizando dados de Pastas, Objeto e Movimentação.

Objetos:

Movimentações:

O resultado será um relatório completo, que informa todos os dados principais da pasta, todos os objetos e seus valores, bem como todas as movimentações e suas respectivas descrições.

Para exportar para PDF clicar em Arquivo >> Imprimir >> marcar “Imprimir para Arquivo” >> Tipo: PDFFile >> Onde: (escolher pasta para salvar o arquivo)

2.3. Sub-relatório – Excel e PDF

O sub-relatório traz mais informações para o relatório além dos campos da aba Pastas, como por exemplo Movimentação e Objeto. Com o sub relatório é possível elaborar relatórios mais complexos.

Para criar o Sub-relatório clicar no ícone do Sub-relatório, após clicar no campo Detalhe. A guia do sub relatório já estará habilitada.

Para que o sub-relatório extraia as informações de objetos, por exemplo, necessário definir qual será o condutor de dados como “Objeto”, assim, clicar em Subreport1: Condutor de dados não definido, após escolher Objeto.

Na Estrutura de Dados escolher, Objeto, desta forma os Campos para Objeto serão disponibilizados, conforme abaixo.

Neste exemplo, informe quais são os Títulos que serão utilizados no relatório.

Na guia SubReport1: Objeto inserir os dados no campo Detalhes.

Na aba Visualizar Impressão é possível verificar como o relatório está sendo montado.

Para exportar para Excel clicar em Arquivo >> Imprimir >> marcar “Imprimir para Arquivo” >> Tipo: ExcelFile >> Onde: (escolher pasta para salvar o arquivo).

2.4. Dicas

Para facilitar a montagem do modelo de relatório, aconselhamos que seja escolhido o tema (layout) Aluminium:

Além disso, no menu Visualizar, Opções de grade, configure da seguinte forma:

Isso irá facilitar a disposição dos campos na tela de montagem. Se algum campo tiver tamanho variado (principalmente campos descritivos, digitáveis, tais como o campo “Observação” da aba “Pastas” do Módulo “Pastas”), crie uma Região (ícone marcado de vermelho) e coloque os campos que deverão aparecer logo abaixo no campo de tamanho variado dentro da Região criada.

Depois, clique com o botão direito dentro da Região e vá em “Mover relativamente a” e identifique o campo de tamanho variado na tela seguinte.

Para ter certeza do nome do campo de tamanho variado, deixe a caixa de Estrutura de Relatório visível (ir em Visualizar, Barra de Ferramentas, e marcar Estrutura de Relatório), clicar no naquele campo e verificar qual nome ficará na cor cinza na caixa:

Aviso Legal
Este documento contém informações confidenciais ou privilegiadas de uso exclusivo da TWTINFO. Caso não seja o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esse documento, não poderá usar, copiar e divulgar as informações nele contidas.